Blog

 

Você é uma pessoa livre?

escolhasuavida liberdade pessoalivre propositodevida Jul 05, 2019

Como Liberdade é um assunto complexo, eu vou me referir aqui `a Liberdade individual, em uma reflexão sobre SE NOS SENTIMOS REALMENTE LIVRES para viver o que escolhemos, seja qual for a abrangência dessa escolha em termos de viabilidade nesse momento.

Porém antes de entrar no assunto, vale lembrar que existe uma liberdade individual e uma liberdade coletiva. A liberdade tambéé relativa pois depende de aspectos culturais e de entendimento da sociedade e da própria pessoa, para que o indivíduo possa se guiar no agir e sentir-se livre.

Embora existam diferentes níveis de liberdade entre os países, sabemos que Liberdade ainda é um ideal a ser alcançado em nível de nação e também em nível individual.

Em uma boa parte dos países, tem-se uma (certa) Liberdade social, política e de expressão comparados com locais que sofrem com guerras e conflitos explícitos de violação de direitos humanos. 

Mas no dia a dia, muitas vezes não nos sentimos livres nem como cidadão, nem como indivíduo, mesmo vivendo em locais em que a Liberdade da sociedade é de certa forma preservada. 

 
O que é então a Liberdade individual?

 

Somos livres na nossa mente e no nosso coração para sermos o que queremos?

Muitas vezes se pensa que Liberdade tem que ser dada primeiro para que a pessoa possa se sentir livre. Outras vezes, pensa-se que a pessoa precisa ter dinheiro e poder para usufruir de Liberdade, quando na verdade, precisa-se primeiro ser livre em nível de consciência e no coração para aí então,  tornar-se uma pessoa realmente livre.

Como assim?

Vocês já devem ter visto pessoas que tem dinheiro e até um certo poder, e que não conseguem sair de um relacionamento abusivo ou de uma vício ou de um emprego opressor ou se mudar de uma cidade que não gostam etc…

E nos perguntamos, como que essa pessoa (aparentemente livre pra fazer o que quiser) não faz o que deve ser feito?

Enquanto outras que estão em situações até mais desesperadoras, simplesmente se lançam e fazem o que é o certo pra elas?

 

Essa pessoa (com aparente Liberdade circunstancial) não faz o que deve ser feito porque ela não é livre internamente, em sua mente e coração!! Simples assim.

Lógico que podem haver problemas de origem como: co-dependência, traumas, PTSD (post traumatic syndrome disorder), stress, finanças,  etc …

Mas mesmo com qualquer problema inerente, a pessoa precisa desenvolver (primeiro!!) o senso de liberdade em seu coração e na mente, para conseguir buscar os recursos necessários para transcender os problemas de origem, do contrário, mesmo quando tudo for resolvido, a pessoa ainda não é livre para caminhar na direção do que quer.

 

E o denominador em comum para qualquer tipo de impossibilidade de sentir-se livre para caminhar adiante, é o MEDO.

 

Em algum nível consciente ou subconsciente, o MEDO impede que voce seja livre até mesmo para buscar soluções para seus problemas mais sérios ou situações limitantes … E `as vezes, mesmo sem um problema sério, as histórias que você conta a si próprio (através de seu sabotador mental) podem ser extremamente escravizantes e tolhem a sua liberdade de ação e de vida.

 

Para ajudá-los a identificar o que lhe impede de ser livre em seu coração e na sua consciência, vamos fazer um exercício de reflexão com a atenção que sua vida merece?

 

                                       PENSE NO SEGUINTE E ESCREVA:

 

1) Em que você não se sente livre para fazer nesse momento de sua vida?

 

2) Escreva todas as ‘amarras’ circunstanciais, fisicas, emocionais que lhe impedem de fazer o que busca para sua vida.

 

3) Qual o medo associado com essas ‘amarras’?

 

4) O que de pior pode acontecer se você se render `a esse medo e não fizer o que quer/precisa ser feito?

 

5) O que de pior pode acontecer se você desafiar esse medo e fizer o que quer/precisa fazer nesse momento?

 

6) O que de melhor pode acontecer se você fizer o que quer/precisa nesse momento apesar desse medo?

 

E ao identificar o que de melhor pode acontecer, Reflita nessas respostas e avalie o ‘preço’  que esteja pagando em render-se `a essas amarras e ao medo inerente.

 

                                                  Sempre lembre que liberdade é uma conquista!

 

Esse é o preço por você não desenvolver Liberdade internamente … Quais as possibilidades que você está se negando nesse momento por não ser livre?

 

 Para finalizar, se achar que ajuda, considere o seguinte:

 

Uma vez feita essa reflexão sobre Liberdade, converse com sua comunidade de apoio, seu terapeuta, mentor, pessoas em quem você confie para que possa fazer um 'shift' de perspectiva (mudança de mindset) e ter uma estratégia e o apoio necessário para acreditar em si e transcender os obstáculos ...

Para então poder desenvolver um senso de LIBERDADE (em seu coração e consciência) independente do seu medo.

 Seja sempre livre de alma para que tenha a LIBERDADE que busca em todos os outros setores em sua vida.

FOTO DA CAPA: averie woodard, Unsplash.com (Royalty free photo as per Unsplash police)

 ___________________________________________________________________

Fique `a vontade em deixar comentários em minhas mídias (IG: @drasigliadiniz)